A Importância de Permanecer Bastante Tempo em Meditação no Zen - Isso para Obter o Kenshô

Por: Ryath (Intuído e inspirado espiritualmente)

O resultado de permanecer bastante tempo na Meditação do Zen Budismo, é conseguir a experiência mística, que é a percepção da Vacuidade.
Essa percepção para o Budismo é o Dharma, a sabedoria, é atingir a verdadeira natureza de como as coisas são, que é enxergar que não existe separações entre nós e os outros, pois todos estamos conectados e interligados, inclusive os atos de cada pessoa influem na nossa também.
Para uma comida chegar a nossa mesa, precisa de tantos trabalhadores, assim a utilização da natureza. Muitas vezes comemos produtos importados, que começam com trabalhadores rurais de outros países, depois de indústrias, pessoas que trabalham com transporte, desde caminhões a aviões e etc. e isso é muito comum no mundo globalizado em que vivemos.
Isso é a interligação entre os seres vivos.
A percepção da Vacuidade acontece quando vemos que somos uma vida que é uma parte da vida de tudo, e que essas vidas não estão desligadas umas das outras, mas fazem parte de uma mesma coisa, que é a vida de tudo o que existe.
Nas experiências de Vacuidade, não existe separação entre nós e os outros, vemos que tudo faz parte da mesma coisa, apesar de continuarmos com nossa vida de forma individual, mas nossa percepção muda, e passamos a ter uma noção da coletividade, que tudo faz parte de um todo integrado.
Nós estamos integrados aos outros, e essa é uma experiência de expansão da consciência, onde nossa consciência vai além de nós mesmos e abrange aos outros e a tudo o que existe, sendo tudo o todo.
No misticismo taoísta ocorre a mesma coisa, a mesma experiência, apesar das técnicas de meditação serem diferentes do Zen Budismo.  
O nome Taoísmo vem de Tao, que significa tudo o que existe, e os taoístas buscam a integração com esse Todo Existente, que ocorre com o autoconhecimento.
Todos os métodos para atingir a integração com o Todo, que vem do misticismo, que existe nas mais diferentes religiões são diferentes, mas buscam a mesma coisa.
A meditação sentada no Zen é o mais importante, e é importante treinarmos todos os dias, seja dez minutos que forem, pois isso traz autoconhecimento e nos prepara, para quando tivermos tempo de ficar bastante tempo em meditação desenvolvermos o Kenshô, que é a experiência da Vacuidade.
A medida que o praticante vai se desenvolvendo na meditação, o que vai ganhando é o domínio do Kenshô, e pode provoca-lo quando quiser. Tudo isso nos ajuda a atingirmos o Nirvana, e também que é uma experiência muito boa e interessante.
Para o Zen Budismo, o mais importante de tudo é a meditação, e todo o treinamento budista é um preparo para irmos cada vez mais fundo nela, e assim desenvolver o Kenshô e atingir a iluminação.
O domínio do Kenshô não é o Nirvana, mas ajuda muito para conquista-lo.

 

 

Alguns Destaques: